um jantar em casa
O prazer de em coisas simples surpreender e diferenciar alguns dos nossos costumes. O prazer de sentar amigos em casa. O prazer de dar, oferecer. O prazer de apreciar e desgustar.
Um jantar diferente ...
"O povo Berbere habita pelo Norte de África, principalmente entre Marrocos e Argélia. Eles dividem-se em várias tribos que se distribuem pelas altas montanhas do Atlas e pelo deserto do Sahara, contudo aos que vivem no deserto são chamados Tuaregs, que se caracterizam por serem essencialmente nómadas. As várias tribos Berberes diferenciam-se principalmente pelo facto de terem os seus próprios dialéctos, o que torna a lingua árabe bastante diferenciada, como se pode constatar pelas diferentes formas de dizer o cumprimento em árabe. Ex: “salam maricón” respondendo a seguir com “maricón Salam”, ou “salam aleikum” respondendo a seguir com “wa-aleikum-as-salam”, ou simplesmente “Salam”.
Estes povos, vivem muito da agricultura e do pastoreio, onde aproveitam as montanhas do Atlas para cultivarem os seus campos de cereais ou para pastorear as suas cabras e ovelhas. Assim vivem com base numa sociedade de subsistência, onde aproveitam e trocam os seus bens por outros de outra necessidade, com outras tribos.
Com frequência somos cumprimentados e saudados efusivamente por estes povos, pelo facto de serem bastante hospitaleiros, pois vivem numa cultura muito diferente da nossa.
A sua dieta é baseada em milho, cevada, leite de ovelha, queijo de cabra, manteiga, mel e carne. A principal comida são os "Bouchiar", "Bourjeje" e a "Tahricht".
Mas para ocasiões mais festivas, o Couzcous e a Tagine costumam ser os principais pratos a serem apresentados.
Como bebida, o Chá de menta é parte essencial no seu modo de vida. Em qualquer hora, em qualquer altura ou ocasião, existe sempre um bule com chá de menta disponível para ser bebido.
EMENTA JANTAR:
Entradas
Patê de Atum com Azeitonas e aperitivos
Jantar
Tagine de Borrego com Tâmaras e CouzCous de Limão
Chá de Menta
Sobremesa
Tarte de Frutos Silvestres com Gelado
Sem comentários:
Enviar um comentário