2007/04/26

...

Há momentos que não sabemos como explicar. A recordação de um dia entre miudagem. Por isto vale a pena aqui estar ...
Titulo 1: "Como se cura uma febre"
Depois de uma noite bem mal passada, possivelmente em estado febril por causa desta maldita constipação ou gripe, e com um trocicolo ainda a não me deixar numa posição de dormida confortável, saio da cama às 7 da manhã (num dia de férias) para ir ao treino de capoeira. Perfeitamente anormal, neste meu estado, tive que dar o treino e acabei por não suar muito. Por volta das 10h seguia-se nova aula de capoeira para uns miúdos surdos-mudos (nem todos) da Santa Casa da Misericórdia e também não suei muito. Como não tinha despachado com o estado febril, resolvi ainda ir fazer mais uma aula com o meu mestre às 12h. Aí sim suei que nem um porco e a febre foi-se embora de vez. Entre estas aulas todas tomei ainda 3 banhos, fiz cerca de 6 séries de 50 abdominais, umas 6 séries de 15 flexões, uma data de alongamentos da coluna (diga-se de pasagem que não está grande coisa), entre outras coisas mais, e isto tudo por causa da febre e do trocicolo!!! O resto do dia foi passado a tomar sumos de fruta naturais, numa clínica! ... (na clínica sim, mas não por minha causa).


Titulo 2: "Crianças ensinam-nos que há coisas bem piores"
A primeira aula do dia não estava programada ser eu a dar, mas o meu mestre não pode ir e fiquei eu responsável. Nada de anormal.
A segunda aula do dia foi especial. O nosso grupo efectua alguns trabalhos de índole social, e o dia de hoje foi dedicado às crianças da Santa Casa da Misericórdia. Como estava dísponivel e de férias o meu Mestre pediu-me para ajudá-lo a dar a aula aos miúdos. Fiquei com a turma dos mais pequenos. Coisa que aprendi, é nunca lhes pedir para fazer coisas extraordinárias, basicamente é de evitar. O objectivo é juntar-me aos ideais deles (brincadeira) e fazer exercicios nessa onda. Inicialmente corri um grave erro. Pu-los a correr nos tatames sem ordem nenhuma e prontos já tinha perdido o controle da situação. Prontamente tratei de corrigi-los e mandei que ficassem todos em linha, e lá consegui que a ordem voltasse novamente e fui passando alguns exercicios, com o objectivo de eles nunca saírem da sua linha.

Estes miúdos, alguns eram surdos-mudos e outros tinham graves deficiências de sincronização de membros (que para vem fazer uns exercicios deve ser a maior dificuldade de todas), mas todos eles tinham aquele ar de criança feliz que certamente os faz sentir mais "gente" que muita "gente" que por aqui anda, dentro de todas as dificuldades que eles passam. É incrivel como o silêncio que um sorriso deles pode mostrar algo tão verdadeiro e puro, e depois voltar à terra e ver as injustiças que por aqui andam.
No final, depois de lhes mostrar algumas brincadeiras com base em exercicios de capoeira, e de ter brincado com eles ao "jogo da capoeira", foi de enorme felicidade minha em vê-los a agradecer a aula que tiveram. Todos juntos reuniram-se à minha volta e fazerem aquelas vénias que se vêm nos filmes de kung-fu, karaté, e afins ... e depois os sorrisos deles por terem brincado de uma maneira diferente.

Em dias que penso que isto anda tudo mal, vai-me ficar na memórias as imagens deste dia, para que eu possa relembrá-las todos estes dias até ao fim da minha vida.

4 comentários:

Noquinhas disse...

Parabéns. Soubeste preencher muito bem o teu dia de férias a ensinar as crianças.

Não sei como é que não ficaste pior da febre. :S

Jinhos

Šaяa disse...

É bem verdade que quando se tem febre, fazer exercício passa... mas e vontade e coragem para o fazer onde anda? Bolas! Isso é que é valente, fazer isso tudo cheio de febre.

Muito bonito essa aula das crianças :) Parabéns, não é qualquer pessoa que se presta a isso.

Anónimo disse...

Bom, da próxima vez que adoecer peço-te uma aula de capoeira!! ;)

Bonito, isso, de ajudarem os mais desfavorecidos.

Anónimo disse...

Que dia espectacular...... valeu a pena a constipação, não foi :)

bjs

Bárbara