2007/04/23

Dia do Livro

Num silêncio, uma Leitura. Numa imagem, o Oferecer de um Livro a quem gostamos.

Gosto de ler e não de reler. As imagens que crio enquanto leio são o filme da minha imaginação. Estimulo esta imaginação entre várias leituras, curtas ou longas, perfeitas ou imperfeitas, melancólicas ou alegremente miranbolantes, sempre foi assim e sempre será assim.
Ultimamente vários, têm sido os pedaços que vou imaginando a escrever. Coisas poucas, com algum sentido, e outras mesmo sem sentido. A minha vontade é que elas se unam todas num mesmo dia e quiçá se escrevam num Livro.

Na minha mesa de cabeceira, amontoam-se livros, dos quais vou dando a devida atenção.
- MEMNOCH, o Demónio - Anne Rice: Está a ser duro ler este livro. Estou a gostar (até porque admiro estes ambientes de "fantástico vampiresco"), mas a pachorra tem sido pouca. Comecei em Outubro e ainda vou a meio!!!!
- O Último Voo do Flamingo - Mia Couto: Li a última página e gostei. Agora estou à espera de começar a lê-lo a partir da primeira página. Estranho este meu sentido para optar por um livro....
- O Museu Britânico Ainda Vem Abaixo - David Lodge: Comecei a ler à umas semanas atrás, mas quando percebi que já o tinha lido parei. Já disse que não gosto de reler ...
- Vinho Mágico - Joanne Harris: Na onda do chocolate, o prazer da leitura poderá confundir-se com o prazer do paladar? Humm .... estou à espera de poder apreciar um bom paladar para apreciar a leitura ...
- Profecia Celestina: Li-o em 1 semana e meia. Gostei mas decidi não ir ver o filme que esteve em exibição.
- Homem-Aranha: Já disse que não gosto de reler. Pois, mas há sempre excepções. Banda Desenha não se lê, nem se relê, simplesmente, brinca-se, imagina-se e aprecia-se. Eu sou um "Comic Hero" depois de folhear esta e outras revistas de BD.

5 comentários:

Šaяa disse...

Desses todos só li a Profecia Celestina e tambem gostei bastante. Ainda bem que não foste ver o filme, que torna a historia do livro ridicula e banal.

Noquinhas disse...

Não consigo ler BD. Adoro ler mas nunca me consegui sentir atraida por BD.
Será que a BD é uma leitura de homem?

Nelson Ivan disse...

Sara: Pois, foi o que pensei (e com uma ajuda tua sobre o post que escreveste sobre o filme) e acabei por não ter vontade de ir ver ;-)

Nocs:
Leitura de homem?? ... não creio. Já vi muitas raparigas a lerem BD's. Mas aqui na BD, podes ter uma imensa variedade de estilos. Desde BD às tirinhas, aos almanaques, ou a histórias desenhadas mas não escritas ...
Quanto a mim, o que me chama a atenção é a bonecada/desenhos. Saber contar histórias através de desenhos, criar expressões, dar vida a desenhos, fico fascinado.

Anónimo disse...

noquinhas... nunca leste as tiras da Mafalda? Experimenta...

Anónimo disse...

Adoro David Lodge!!

Li a Profecia Celestina há anos e gostei bastante mas, ao contrário de ti, conto ver o filme (em casa).