2007/04/21

Entre Pepinos e Tomates

Na Vida há uma constante que percorre até aos fins dos nossos dias. Aprender.


À dias atrás, resolvi num dia de férias tratar das minhas couves, grelos e coisas desse género. As couves que plantei (com a ajuda do meu prestável vizinho, o Sr. Alexandre) para o Natal, já não dava mais nada, e os grelos que dali resultavam já estavam meio "fraquinhos", e ter grelos "fraquinhos" não era bem aquilo que queria. Portanto, resolvi plantar tomates e pepinos. Lá fui eu indagar o Sr. Alexandre para saber o que teria que fazer para plantar os ditos legumes. Prontamente, Sr. Alexandre disponibilizou-se a ajudar-me, e lá fomos nós à busca dos tomate e pepinos. Acabamos por trazer estrume de cavalo também.
Com enxadas preparadas e sachos adequados comecei a dar cabo das couves e preparar a terra. Logo aí, Sr. Alexandre manda-me parar e austeramente me pergunta "Mas que é que estas aí a aldrabrar?" Segundo ele, eu estava a cavar mal a terra, pois estava a cavar de trás para frente quando devia ser de frente para trás, e o que devia fazer era falar com a terra!???! ... 1º lição, não começar a fazer as coisas antes de ver o "mestre" a fazer. E ele lá me foi explicando como fazer e como falar, e eu a ouvir e a aprender. Depois lá enterramos as couves para que a terra possa alimentar-se delas. Foi quando tive a segunda lição. "Sabes qual é o sangue da terra?" ... não soube responder. Era a Água ... ok ... pensei, faz sentido. "E sabes também qual é o alimento da terra?" ... pensei eu cá para mim, "matéria orgânica", mas o Sr. Alexandre adiantou-se e falou "... o que a terra come é o que a terra nos dá. A terra deu-nos couves, agora nós damos as couves para ela comer. A terra deu alimento aos cavalos, e nós agora vamos dar estrume de cavalo para ela comer. Isto é que é o alimento da terra ..." e fiquei eu mais sábio sobre a matéria da terra. E continuamos lá nós, a cavar, a estrumar, a plantar e a regar. Daqui a uns meses já terei uma SALADA de TOMATE e PEPINO vinda da minha terra.
Já agora, as CENOURAS demoram um catano a crescer (acho que não as rego devidamente, elas precisam de muita água), os ALHOS estão lá e não sei quando os vou colher e as ERVILHAS, espero que estejam bem próximas para um CREME de ERVILHAS.

Nestes dias senti que há muita coisa para aprender nesta curta vida, e que todos os dias há quem nos consiga ensinar coisas pequenas mas enormes. Sinto-me honrado por poder disfrutar destes ensinamentos.

2 comentários:

Noquinhas disse...

Acho que ainda tens muito para aprender com o teu vizinho.
Já comeste alguma coisa que plantaste?

Jinhos

Nelson Ivan disse...

Já.
Couves e Grelos.

... e nas próximas semanas vou ter várias ementas com ervilhas, pois elas estão aí!!