Córdoba
"Bem melhor que Málaga. Mais interessante, mais giro ... e muito calor."
1ºparte
A caminho de Córdoba, percorro as planicies da andaluzia. Enormes florestas de oliveiras todas bem alinhadas preenchem o horizonte num contraste perfeito de tons de amarelos e castanhos com os verdes das oliveiras. Estas vistas fazem-me lembrar as aventuras de D. Quixote e Sancho Pança que via quando era miúdo.
Córdoba aparecia lá ao fundo e à primeira vista a cidade vista destas planicies áridas parecia ter poucos motivos de interesse. Simplesmente parecia uma cidade perdida (quase fantasma) no meio da andaluzia, mas a enorme quantidade de vestigios árabes dá vontade de andar e descobrir esses recantos. A Mesquita que foi cristaniazada é enorme e o interior faz lembrar Mória, a cidade dos Anões da Terra Média descrita no Senhor dos Anéis de Tolkien. Realço os arcos em listas vermelhas e brancas que compõem o interior da Mesquita.
À bocado, passei por outra preciosidade árabe. Banhos árabes. Com o calor do catano que se faz sentir aqui, dá mesmo vontade de ir lá experimentar ... será que vou?
Ao contrário de Málaga, esta cidade é bem mais acolhedora, ou pelo menos tenho mais vontade de cá estar e apreciar esta parte da andaluzia.
A procura do lugar para ficar nem foi muito dificil, o bom e o barato desta vez concialiaram. Uma característica desta cidade e que gostei são os patios. Quer sejam restaurantes, hostels/hóteis, bares, casas, ... há sempre um pátio à entrada com ou sem fonte no meio, e todas adornadas com azulejos e plantas bem num estilo Islâmico. Gosto! Ideias para a minha casa ... humm talvez!!!!
2ºparte
Gosto de cogumelos, mas um prato cheio de cogumelos assados envoltos em ovo e espargos e muito azeite, fartou-se-me (e até nem estava mal, pelo contrário ...)
Antes, quando andava às voltas encontrei uma peça de cerâmica que gostei. Resolvi agora ir ver se a adquiria e acabei por ser convencido por uma chica muy guapa a assistir a um espectáculo de flamenco.
Foi fantástico ...
3 comentários:
As "chicas muy guapas" têm um forte poder argumentativo, está visto! ;)
Mas ainda bem que foi fantástico.
Também gosto bastante de cogumelos e, "à la plancha", ficam divinais!
"À la plancha"?? tenho de descobrir como são ...
Sim! Descobri-os pelas bandas por onde andaste estas férias :)
Enviar um comentário